Adolescência é uma época da vida em que o amadurecimento se acelera tanto físico quanto psicológico e social. Ocorrem muitas oscilações de humor e de conduta. Nesta fase é comum que ocorra uma revisão de muitas experiências já vividas, elaborando melhor os pontos de vista de forma mais atualizada e madura, neste momento também se consolidam as crenças sobre si, capacidade ou impotência, alta ou baixa autoestima.
É um período de experimentações em que se constroem identificações e também se agregam características à personalidade, que adquirirá caráter mais estável e duradouro. Diante da dificuldade em lidar com as várias alterações que ocorrem nesse período, muitos pais buscam terapia para seus filhos desejando reencontrar o equilíbrio familiar que existia. Um número grande de pais e adolescentes são encaminhados para terapia pela escola, que alega inadaptação ou rebeldia, uma parcela menor dos adolescentes desejam, por conta própria, viver um processo terapêutico.
Na terapia com adolescentes costumam ser abordados na temas como relacionamentos, conflitos, autoconhecimento, medos, inseguranças, conflitos entre gerações, escolhas profissionais, ansiedade, sexualidade, timidez, agressividade. A relação que é estabelecida com o psicólogo é embasada na autenticidade, no respeito e no sigilo. Não se busca enquadrar o adolescente em um padrão pré-existente, mas acolher suas características e trabalhar suas dificuldades e potencialidades. O trabalho psicológico se desenvolve de forma dinâmica, atraente e lúdica, de acordo com o interesse de cada paciente. São utilizados recursos variados para tornar o momento terapêutico adequado a cada adolescente.
É um espaço para pensar sobre sua nova condição de existir e sentir-se acompanhado nesse momento de mudanças, o que pode lhe possibilitar amadurecimento e desenvolvimento pessoal.